Preparando-se para embarcar na próxima aventura para a Colômbia? Aqui vai um guia cheio de dicas e requisitos para garantir que sua entrada no país seja tão tranquila quanto tomar um cafezinho colombiano! Para visitar a Colômbia não é necessário ter visto, mas é preciso ficar atento aos requisitos abaixo conforme as informações disponibilizadas pela Embaixada de Bogotá e divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Se você ainda não montou o seu roteiro de viagens por esse país incrível, clique aqui e confira todos os meus posts sobre a Colômbia!
1. Documentos essenciais: passaporte ou RG?
Se você é brasileiro e vai visitar a Colômbia como turista, a primeira coisa a se preocupar são os documentos. Você pode entrar com seu passaporte válido ou, se preferir, com a sua carteira de identidade (RG) em bom estado. Mas, atenção: nada de usar a carteirinha do trabalho, da OAB, ou qualquer documento funcional! O RG precisa ter uma foto que te identifique bem – se ele já tem mais de 10 anos, melhor levar o passaporte para evitar dores de cabeça.
Dica: vai fazer uma conexão fora do Mercosul? Leve o passaporte com você e verifique se o país de conexão exige visto.
2. Check-Mig: o cadastro on-line obrigatório
Ok, documentos estão em ordem. Mas tem mais uma coisa: você precisa preencher o Check-Mig!
O que é Check-Mig? Esse é um formulário obrigatório que todo mundo deve completar on-line antes de entrar e sair do país. Ele é rápido e facilita seu processo de imigração. Não vai esquecer, hein?
3. Vacina contra a febre amarela
Desde 2017, a Colômbia exige o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para todos os turistas. Não tem essa vacina ainda? Corre para tomar, porque pode ser solicitado na imigração! E lembre-se: o certificado tem que ser emitido pelo menos 10 dias antes da sua viagem.
Ah, mas e a Covid? A boa notícia é que, desde a Resolução 555 de 2023, não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de Covid-19 (PCR ou antígeno) para entrar na Colômbia. Porém, é sempre bom ficar de olho nas atualizações das companhias aéreas, só por segurança.
4. Seguro de saúde: não saia de casa sem ele!
A Colômbia é um país incrível, mas o sistema público de saúde não é acessível para turistas. Ou seja, contratar um seguro de viagem é super recomendado. Além de garantir assistência em caso de qualquer emergência, o seguro te dá aquela tranquilidade extra para explorar as belezas do país.
5. Vai dirigir por lá?
Se sua vibe é alugar um carro e pegar estrada, saiba que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é válida durante toda a sua estadia turística na Colômbia. Só lembre de ficar atento às regras de trânsito locais e dirigir com segurança!
6. Dicas de ouro para uma viagem tranquila
- Cópias dos documentos: não custa nada fazer cópias do passaporte e do RG, né? Deixe uma versão digital salva no celular e compartilhe com um amigo ou familiar no Brasil. Vai que algo acontece e você precisa de um novo documento – já estará um passo à frente!
- Segurança nas estradas: A Colômbia tem regiões lindas, mas algumas áreas do interior podem ser mais delicadas para o turismo. O ideal é pesquisar bem os destinos e sempre priorizar segurança nos seus deslocamentos.
7. Quanto tempo posso ficar?
A sua estadia como turista pode ser de até 90 dias, e se você se apaixonar pelo país (o que é bem provável), pode prorrogar por mais 90 dias sem sair de lá. Agora, se o seu plano for estudar, trabalhar ou fazer algum voluntariado, você vai precisar de um visto específico. Nesse caso, consulte as autoridades colombianas para garantir tudo certinho.
8. Retorno ao Brasil: sem Covid no caminho!
Se a sua viagem de volta é para o Brasil, desde maio de 2023 não é mais exigido o comprovante de vacinação ou o resultado de teste negativo de Covid-19. Um alívio, né?
Agora que você já sabe tudo o que precisa para visitar a Colômbia sem perrengue, é só arrumar as malas, revisar todos os requisitos e curtir as maravilhas desse país espetacular! Vai com tudo e, claro, se precisar de mais dicas de viagem, o Próxima Parada está aqui para te ajudar com dezenas de posts sobre esse país que tanto amamos!
Como economizei ao sacar dinheiro e pagar compras na Colômbia com taxas mínimas?
Viajar para o exterior sempre traz o desafio de converter e sacar dinheiro sem pagar altas taxas, certo? Durante minha viagem à Colômbia, encontrei a solução ideal: a Wise. Com ela, consegui converter meu dinheiro sem os custos elevados que costumamos ver em corretoras. As tarifas são extremamente baixas, e, usando o PIX, transferi meu dinheiro do Brasil para a Colômbia em segundos. Tudo de forma rápida e prática. Além da Colômbia, você ainda pode usar o cartão em mais de 170 países.
O cartão da Wise também foi um grande aliado para economizar. Paguei minhas compras com débito, evitando as taxas dos bancos locais e sem precisar carregar grandes quantias em dinheiro, o que trouxe mais segurança durante a viagem.
Deixe um comentário